Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

Página Inicial / Histórico
Início do conteúdo da página
Histórico da 5ª Bda C Bld
Acessos: 4139

No alvorecer da década de 20, o Exército Brasileiro passou por uma transformação. As inovações da Primeira Guerra Mundial e as experiências com a Guerra do Contestado e a Revolução Paulista despertaram a necessidade de uma reorganização, de maneira a materializar uma nova realidade à Força Terrestre.

Em decorrência, em 1934, a 9ª Brigada de Infantaria foi criada na cidade de Curitiba, Paraná, integrando a 5ª Divisão de Infantaria (DI). Quatro anos depois, em 1938, uma nova reorganização teve início e a então 9ª Brigada de Infantaria passou a ser denominada Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Infantaria. Esta Grande Unidade era constituída pelo 13º Regimento de Infantaria, atual 13º BIB e por 03 (três) Batalhões de Caçadores, 13° em Joinville, o 14º em Florianópolis e o 15º em Curitiba.

Em 1944 houve uma nova evolução. Apesar de manter-se como Infantaria Divisionária da 5ª DI, o seu quartel-general mudou, pela primeira vez, para a cidade de Ponta Grossa/PR, e foi incorporado em sua estrutura o recém-criado 20º Regimento de Infantaria, atual 20º Batalhão de Infantaria Blindado.

Após o emprego massivo dos carros de combate na 2ª Guerra Mundial, materializando a conjugação do elevado poder de fogo, a proteção blindada e grande mobilidade nas formações blindadas, o Exército Brasileiro resolveu criar, em 1944, o Núcleo da Divisão Motomecanizada, na cidade do Rio de Janeiro, sendo transformado, em 1946, em Núcleo da Divisão Blindada, com o seu Quartel General nas instalações do atual Museu Conde Linhares, no bairro de São Cristóvão.

Ainda no ano de 1946 foram criados no Exército Brasileiro os Subcomandos das Divisões de Infantaria. Assim, a Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Exército passou a ser denominada Subcomando da 5ª Divisão de Infantaria, sendo o comandante desta unidade o substituto eventual do comandante da 5ª Divisão de Infantaria.

Em 1952, o cargo de Subcomandante de Divisão de Infantaria foi extinto, devendo existir somente quando o Grande Comando fosse empregado em operações. Assim, a nomenclatura voltou a ser Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Infantaria, sendo seu Quartel General transferido para Florianópolis/SC nesse mesmo ano. Essa breve passagem pela capital catarinense durou 3 anos, quando, em 1955, foi transferido para Ponta Grossa/PR, ocupando suas instalações na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Enquanto isso, em 1957, no Rio de Janeiro, a Divisão Blindada passa por uma evolução, deixando de ser um núcleo, visando a modernização do Exército com a adoção dos novos meios.

Em 1971, por meio do “Plano 70”, iniciativa do governo, que visava reorganizar e reaparelhar o Exército, a Doutrina Militar Terrestre passou a adotar o escalão Brigada como unidade básica de manobra. Assim, no Paraná a Infantaria Divisionária da 5ª DI foi equipada com meios blindados e passou a ser designada 5ª Brigada de Infantaria Blindada enquanto a Divisão Blindada, no Rio de Janeiro, foi transformada em 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Cabe destacar que em 2004, no escopo da reorganização das Forças Blindadas do Exército Brasileiro, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada sediada no Rio de Janeiro foi extinta e a 5ª Brigada de Infantaria Blindada foi transformada em uma nova 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Com a transformação, foi mantido seu Quartel-General na cidade de Ponta Grossa/PR e agregou mais duas nova Organizações Militares a sua estrutura: o 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC) e o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.

Dessa forma, em 2005, nos Campos Gerais do Paraná, uniram-se os históricos das duas tradicionais Grande-Unidades Blindadas, em um perfil mais robusto, no escopo da 5ª Divisão de Exército.

Atualmente, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada conta com a denominação histórica “Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara” e é dotada dos meios blindados e mecanizados mais modernos no inventário do Exército Brasileiro.

Por suas tradições, pelo elevado profissionalismo de seus quadros, por sua prontidão em pessoal e material, além do posicionamento geográfico de suas Organizações Militares, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada constitui-se na única Grande Unidade Blindada a integrar o rol das Forças de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.

Aço!

Fim do conteúdo da página