Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial / Histórico
Início do conteúdo da página
Histórico da 5ª Bda C Bld
Acessos: 2516

Histórico

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada foi criada em 24 de maio de 1934 em Ponta Grossa, com a denominação de 9ª Brigada de Infantaria. Em 1938, mudou sua denominação para Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Infantaria, cujo comando se instalou no atual aquartelamento da Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro de Ponta Grossa. Após breve passagem por Florianópolis, voltou para Ponta Grossa, recebendo, na década de 70, a designação de 5ª Brigada de Infantaria Blindada.

 

No ano de 2000, a 5ª Brigada de Infantaria Blindada recebeu a denominação histórica de “Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara”. Herói da Campanha do Contestado, 1ª Guerra Mundial e da Revolução de 1924. O General Potyguara foi o único militar brasileiro, do período republicano a ser promovido duas vezes por bravura em combate.

 

Em 2005, a 5ª Brigada de Infantaria Blindada foi transformada em Brigada de Cavalaria e teve ampliado seu poder de fogo, seu efetivo e suas possibilidades de emprego.

 

Constituição da Brigada

 

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada é uma Grande Unidade do Exército Brasileiro e está diretamente subordinada à 5ª Divisão de Exército, sediada em Curitiba/PR, tendo sob seu comando doze organizações militares nos estados de Paraná e Santa Catarina.

 

É uma das duas Brigadas Blindadas do Exército, com características especiais e grande poder de combate. Tem como aptidão principal a potência do emprego de blindados.

Fim do conteúdo da página