Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial / Currículo - Gen Bda Pfaender
Início do conteúdo da página
Acessos: 2230

 

 Gen Bda ALEXANDRE PFAENDER JUNIOR

Ao ser nomeado para o Cargo de Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada - Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara, o General Pfaender chefiava a Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília - DF.

Nascido em 14 de junho de 1972, na cidade de Brasília - DF, o Gen Pfaender é filho de Alexandre Pfaender (in memorian) e Ana Maria Vaz Pfaender e foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2023.

Incorporou às fileiras do Exército em 17 de fevereiro de 1990, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende - RJ, tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria em 4 de dezembro de 1993.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares do Exército, é possuidor do Curso de Instrutor de Equitação do Exército e do Curso Intermediário de Inteligência. Realizou ainda os Estágios Avançado de Caatinga, de Selva e de Comandante de Tropas Blindadas e Mecanizadas, do Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria - RS.

Durante sua carreira, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende - RJ, e da então Escola de Administração do Exército, sediada em Salvador - BA.

Como Oficial Intermediário, serviu no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Ponta Porã - MS, e mais tarde Comandou o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, sediado em Tucuruí, no Pará. Já no posto de Tenente-coronel, comandou o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda - Dragões da Independência, em Brasília - DF.

Exerceu, ainda, entre outras, as funções de: Oficial de Estado-Maior das 11ª e 12ª Regiões Militares, do Comando Militar da Amazônia, bem com desempenhou a função de Assistente do Comandante Militar do Norte, em Belém do Pará.

No exterior, foi Observador Militar da Missão de Paz das Nações Unidas no Nepal, e como Coronel foi Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, no biênio 2020 - 2021.

Das condecorações com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Mérito Militar - grau Comendador; a Medalha Militar de Ouro e a Medalha do Corpo de Tropa.

O General PFAENDER é casado com a Sra DAIANE e o casal tem dois filhos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página